A idéia para esse evento surgiu em um de nossos encontros de jovens. Nesse encontro, jovem cujo pai era alcoólico e o irmão era dependente químico sentiu em seu coração a necessidade de partilhar sobre suas dificuldades encontradas em sua família.
No meio de sua partilha surgiu a pergunta: “Onde está seu pai agora?”
Como resposta ele disse que seus pais e seu irmão estavam na quermesse da comunidade e que tudo ficaria pior, pois as músicas e danças apresentadas no palco da quermesse atrairiam os amigos de seu irmão e ele com certeza iria “cheirar”, já seu pai chegaria em casa “mamado” pois só sairia da barraca das argolas quando tivesse ganho todos os litros de bebidas...
A narração de nosso jovem não se parecia em nada com os propósitos de uma festa caipira. Parecia que as quermesses tinham perdido seus ideais iniciais e virou arrecadação de fundos.
Em contra partida o propósito das quermesses eram muito validos, comemorar os grandes apóstolos da Igreja em uma festa típica e religiosa. Decidimos montar nossa festa, com teatro, barracas típicas, quadrilha, fantasia... tudo de forma saudável e respeitosa para toda família participar.